Iluminação pública recebe manutenção
As vias públicas da sede e do interior de Canavieiras estão recebendo melhorias no sistema de iluminação pública, trabalho que é realizado em função de planejamento do setor e das necessidades emergenciais. Esta semana, o Setor de Iluminação Pública da Secretaria de Obras e Transportes está executando a troca de todo o kit de iluminação nos postes localizados no bairro da Burundanga.
Segundo o chefe do Setor de Iluminação Pública, Ubirajara Magnavita, a equipe está promovendo uma “varredura” em todos os postes no bairro da Burundanga, além do atendimento em locais onde recebe chamado dos moradores. Na Burundanga, foram trocados braços completos, com a substituição de lâmpadas, reatores, relês fotoelétricos, conectores e parafusos.
A equipe da Iluminação Pública Municipal também está realizando a troca de lâmpadas em várias ruas da cidade, a exemplo da Barão de Cotegipe; na rua Vereador José Reis, no bairro Tancredão; no bairro Cidade Nova; bairro João Fon Fon; e São Boaventura. “Como a recomendação do prefeito Almir Melo é deixar toda a cidade iluminada, então fazemos uma ronda permanente para deixar todos os postes com as luzes funcionando”, explica Ubirajara.
Recentemente, a equipe do Setor de Iluminação Pública executou os serviços de manutenção em diversos povoados, no distrito do Poxim e na zona rural. “Essa manutenção periódica é muito importante para que possamos aumentar a vida útil dos equipamentos, descobrindo possíveis pequenos problemas e resolvê-los antes de que as lâmpadas e outras peças possam queimar ou danificar”, ressalta o secretário de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues.
Em Canavieiras, os serviços de manutenção são mais frequentes nas áreas próximas à praia, onde a incidência da maresia é bem maior. Nesses locais o salitre costuma provocar um desgaste maior nos equipamentos, a exemplo de reatores, relés fotoelétricos e demais dispositivos que fazem parte do sistema. Em determinadas estações, é preciso que a equipe de iluminação pública faça constantes vistorias nesses locais, pois o desgaste é bem maior e que chega a consumir todo o estoque de equipamentos existente.